Hashi (Etiquetas)


 

O Hashi é um item fundamental para a culinária japonesa e tem suas regras próprias de etiqueta:

 

Existem movimentos que não devem ser feitos com o hashi, como empurrar a louça e apontar para a comida.

 

Não se deve espetar a comida com o hashi. Tal ato é praticado somente em cerimônias para pessoas falecidas, comuns no Japão.

 

Esta regra é universal: não se deve ficar tocando com o hashi, nem com os talheres, na comida. Somente no que irá comer.

 

Não é falta de respeito tentar utilizar do hashi, mesmo sem o domínio. Pode-se, no entanto, solicitar talheres para comer. Ninguém é obrigado a ser mestre na utilização do hashi. Ao iniciar uma refeição com hashi ou talher, porém, deve-se finalizá-la do mesmo jeito. Não se troca de talheres no meio da refeição. A utilização do hashi com elástico também é aceita.

 

O hashi não deve ser utilizado para cortar os alimentos, pois estes já vem em porções que podem ser ingeridas inteiras, exceto quando o alimento é maior do que o comum. O ato deve ser evitado.

 

A posição correta do hashi é paralela, entre a pessoa e as tigelas, sobre um suporte chamado hashioki.

 

Existe uma maneira correta de segurar o hashi. Prendemos a parte superior de um hashi na raiz do polegar com a primeira falange do dedo anelar. O segundo hashi é que será manipulado, seguro pelos dedos indicador e médio.

 

Ao comer arroz, deve-se levantar a tigela com a mão esquerda, utilizando o hashi da forma correta acima na mão direita.

 

Sushi e oniguiri podem ser comidos com a mão, assim como molhados no shoyu. Recomenda-se molhar somente o peixe ou carne, para não desfazer o arroz.

 

Ao comer macarrão, pode-se (acredite) colocá-lo na boca e chupá-lo. Não é falta de educação fazer barulho. Quanto ao caldinho, deve-se tomá-lo com as duas mãos, direto da tigela, caso desejado.

 

O saquê deve ser servido por outra pessoa, e não por você mesmo.

 

É sinal de respeito segurar objetos com ambas as mãos. Assim, ao tomar um caldo como o missoshiro, segurar a tigela ou xícara com as duas mãos é essencial. Se o recipiente for pequeno, deve-se segurar a peça com uma mão e sua base com a outra.

 

A toalha úmida aquecida, oferecida antes da refeição, é usada para limpar as mãos. Pode-se utilizá-la para o mesmo propósito no rosto.

 

fonte: terra.com.br