- Ao entrar no restaurante, se algum funcionário lhe recepcionar com com um grito de "irashaimasê", não se preocupe! Ele está apenas desejando as boas-vindas. Basta apenas acenar positivamente com a cabeça.
- Nos restaurantes mais tradicionais, ao sentar à mesa, o cliente é recepcionado com pequenas toalhas quentes. Elas servem para limpar a mão. Depois de limpá-la, é só colocar a toalha de volta à mesa, sem dobrar. No Japão, algumas pessoas costumam por hábito limpar o rosto com esse pano, o que não é usual aqui no Brasil.
- A maneira certa para segurarmos os palitinhos (hashi) é sempre do seu centro para cima. Segurando pela parte inferior o movimento para pegar os alimentos é mais difícil. Nunca aponte o hashi para as pessoas ou gesticule com ele. Tais gestos são considerados falta de educação. Além disso, esperar alimentos com o hashi na vertical refere-se à morte. Na hora de apoiar o hashi, utilize suporte próprio. Caso não exista um na mesa, dobre o papel da embalagem do hashi e utilize-o para apoiá-lo.
- Se no Brasil fazer barulho ao tomarmos sopa pode ser considerado falta de educação, no Japão não é. Dica? Evite no Brasil, mas sinta-se à vontade no Japão!
- Ao tomarmos missoshiru, o tchawan (cumbuca usada para o consumo da sopa) deve ser levado próximo à boca. Para tomar o caldo, pode continuar segurando o hashi ou descansá-lo, mas não tome o caldo manipulando o hashi no tchawan.
- O tchawan deve ser segurado com a mão direita, e nunca devemos colocar o dedo polegar dentro dele. No caso das mulheres, o certo é pegá-lo com as duas mãos.
Fonte: www.sakura.com.br