Dicas de Etiqueta à mesa no Restaurante Japonês


 

Comer em um restaurante japonês já virou hábito para milhares de pessoas no País. Em alguns lugares do Brasil como São Paulo, por exemplo, existem mais restaurantes japoneses do que churrascarias. Por conta disso, muitas dos costumes e tradições trazidos pelos imigrantes acabaram se perdendo ou até mesmo mudando em decorrência do tempo. Pensando nisso, apresentamos algumas dicas e regras de etiqueta à mesa.

 

- Ao entrar no restaurante, se algum funcionário lhe recepcionar com com um grito de "irashaimasê", não se preocupe! Ele está apenas desejando as boas-vindas. Basta apenas acenar positivamente com a cabeça.

- Nos restaurantes mais tradicionais, ao sentar à mesa, o cliente é recepcionado com pequenas toalhas quentes. Elas servem para limpar a mão. Depois de limpá-la, é só colocar a toalha de volta à mesa, sem dobrar. No Japão, algumas pessoas costumam por hábito limpar o rosto com esse pano, o que não é usual aqui no Brasil.

- A maneira certa para segurarmos os palitinhos (hashi) é sempre do seu centro para cima. Segurando pela parte inferior o movimento para pegar os alimentos é mais difícil. Nunca aponte o hashi para as pessoas ou gesticule com ele. Tais gestos são considerados falta de educação. Além disso, esperar alimentos com o hashi na vertical refere-se à morte. Na hora de apoiar o hashi, utilize suporte próprio. Caso não exista um na mesa, dobre o papel da embalagem do hashi e utilize-o para apoiá-lo.

- Se no Brasil fazer barulho ao tomarmos sopa pode ser considerado falta de educação, no Japão não é. Dica? Evite no Brasil, mas sinta-se à vontade no Japão!

- Ao tomarmos missoshiru, o tchawan (cumbuca usada para o consumo da sopa) deve ser levado próximo à boca. Para tomar o caldo, pode continuar segurando o hashi ou descansá-lo, mas não tome o caldo manipulando o hashi no tchawan.

- O tchawan deve ser segurado com a mão direita, e nunca devemos colocar o dedo polegar dentro dele. No caso das mulheres, o certo é pegá-lo com as duas mãos.

Fonte: www.sakura.com.br