Conheça o Ômega 3 - a gordura que faz bem


Apesar de serem vistos como os vilões da boa alimentação, as gorduras nem sempre são prejudiciais. É o caso dos ácidos graxos poliinsaturados ômega-3. 
 
O ácido graxo ômega 3 fornece diversos benefícios à saúde humana, como na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer de cólon e doenças imunológicas, e são de vital importância no desenvolvimento. 
 
Funções
 
Durante a gravidez, o ômega 3 é componente estrutural do cérebro e da retina durante o desenvolvimento fetal. Durante o crescimento, ele tem se mostrado capaz de melhorar a acuidade visual e a capacidade para responder à luz de crianças que consomem alimentos fontes de ômega 3. No sistema cardiovascular, o ômega 3 previne a aterosclerose, diminuindo as concentrações de colesterol total. Já no sistema nervoso, ele é essencial para o seu bom desenvolvimento e funcionamento, têm a capacidade de corrigir problemas de visão e derrames em pacientes com deficiência e podem melhorar a atividade cerebral em geral
 
Alimentos fonte
 
Podemos encontrar ômega-3 em diversas fontes naturais, como por exemplo:
 
Peixes como atum, anchova, carpa, arenque, salmão e sardinha
Frutos do Mar
Óleo de canola 
 
Recomendação
 
Segundo a Dietary Reference Intakes (DRI) para macronutrientes, a ingestão adequada (AI) de ômega 3 deve ser de 1,6g para homens e 1,1g para mulheres, tendo alterações de acordo com a faixa etária, gravidez e lactação. 

Fonte: www.sakura.com.br