Benefícios do peixe para a saúde


 

Além de ser delicioso e combinar com diversos pratos, o peixe é ótimo para a saúde. Segundo a American Heart Association, o ideal é consumir esse alimento ao menos duas vezes por semana, principalmente os peixes de água fria como o salmão.

 

 

Um estudo divulgado em agosto de 2008 pela Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos) mostra que o alto consumo de peixes no Japão pode diminuir o número de ocorrência de doenças cardíacas, pois substitui os alimentos ricos em gordura saturada ou trans como carnes gordurosas e laticínios integrais. Pensando nisso, reunimos nesta matéria os principais benefícios do peixe para a saúde. Confira!

 

 

1 - Fornece proteínas boas para o corpo:

 

Os peixes são grandes fornecedores de proteína, o que ajuda no crescimento e desenvolvimento do corpo humano.

 

 

2 - Previne doenças cardiovasculares:

 

Os peixes são fontes de gorduras boas, especialmente os naturais de água salgada, como atum, sardinha e salmão, porque são ricos em ômega-3, nutriente existente na água do mar.

 

O ômega-3 reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom, ainda ajuda a melhorar o sistema imunológico.

 

O consumo de peixes também reduz o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose e infarto, além de prevenir outros problemas, como o AVC.

 

 

3 - Previne o Alzheimer:

 

O consumo regular de peixe impede a perda da massa cinzenta no cérebro, situação que está ligada diretamente com doenças degenerativas com o Mal de Alzheimer.

 

Isso se dá por conta do ômega-3 e de nutrientes como cálcio e fósforo, importantes na transmissão de impulsos nervosos.

 

 

4 - Alivia os sintomas de artrite:

 

Peixes ricos em ômega-3, como salmão, atum e cavala, ajudam a aliviar os sintomas da artrite, pois esses possuem propriedades anti-inflamatórias.

 

Aumentando o ômega-3 em seu organismo as inflamações nas articulações são reduzidas, e consequentemente as dores melhoram.

 

 

5 - Vitamina D:

 

Os peixes são ricos em vitamina D, principalmente os peixes considerados ‘‘gordos’’, pois essa vitamina fica armazenada na gordura dos mesmos A vitamina D funciona como um hormônio esteroide no organismo, sendo importante para prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos.

 

 

Veja mais: