Gari – Gengibre: descubra como usar o gengibre na culinária japonesa


O gengibre é uma raiz com diversas propriedades benéficas à saúde, pois atua como antioxidante e antiflamatório, tem poder termogênico que potencializa o metabolismo e a queima de gordura, previne náuseas, dores de cabeça, gripes e resfriados, dores de estomago e diarréias, além de limpar as papilas gustativas realçando o paladar na hora das refeições.

Devido a todos esses benefícios, a culinária japonesa usa o gengibre como ingrediente em diversas receitas, uma delas é o Gari, uma conserva de gengibre em molho agridoce que pode acompanhar diferentes pratos.

Para aprender a preparar essa conserva, confira a receita a seguir:

Ingredientes

1 gengibre novo, firme e de tamanho médio

1 ½ de vinagre de arroz

1 ½ de açúcar

Modo de Preparo

Lave e descasque o gengibre. Rale-o em fatias bem fininhas. Coloque o gengibre ralado em uma peneira, acrescente uma colher de sal e deixe desidratando por aproximadamente 1 hora. Seque o gengibre em um papel toalha e reserve-o. Em uma panela coloque o vinagre e o açúcar e mexa até o açúcar derreter. Coloque a mistura ainda quente no recipiente do gengibre, aguarde esfriar e leve para a geladeira.  Consumir a partir de 1 dia depois que for à geladeira.

Dica:

O gari é um ótimo acompanhamento de sushis, sashimis e temaki.